Andar a pé, Caminhar, ir .... não ficar!

Algumas das coisas que se vão vivendo...

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Saberes e Sabores (I)

A ideia desta nova rubrica assenta na vontade de ir registando o que ouvi, o que esqueci e o que ouço no dia a dia dos meus Pais, dos meus amigos, de quem ousar contar. Histórias ou factos,  provérbios ou "advérbios", versos ou "inversos", palavras...enfim, dizeres, saberes e sabores. Sim, porque sabores são também para aqui registar...

O texto utilizado procura transcrever o dizer original da pessoa que conta. Aqui não há  erros ortográficos! Há dizeres escritos...de quem nem sabe como é que tal coisa se escreve..."Dizia-se assim, sei lá".


Saberes:

Prever o tempo

Na noite de consoada de Natal, colocam-se 12 cascas de cebola (última camada interior da cebola, não é a casca de fora), uma para cada mês do ano, coloca-se um pouco de sal em cada uma delas, todas alinhadas e juntas à lareira. No dia seguinte, aquelas cascas que tiverem o sal derretido corresponderão aos meses chuvosos do ano..."
Dna. Rosa Gomes (Minho)


Sabia que:

  • Um Galeiro é um dos regos onde as batatas são semeadas?
  •  Um Netinho é um galeiro de acerto dos galeiros de uma sementeira de batatas?
  • Uma Bessada é uma actividade comunitária (de entre-ajuda) na qual todos ajudam. São exemplo as Lavradas, as Regadas, etc. ?
  • As Curzidades são as pequenas colheitas das hortas dos nossos Pais, tipo as ervilhas, os pepinos, as favas, etc.?
  • Os Farinhatos são aqueles "chouriços" de farinha e sangue de porco que tanto apreciamos no nosso sarrabulho?

Sem comentários: