Andar a pé, Caminhar, ir .... não ficar!

Algumas das coisas que se vão vivendo...

domingo, maio 06, 2012

Primavera é Primavera...

A Primavera trás vida...trás cor....trás alegria!
Primavera é Juventude...
Os nossos campos e montes demonstram-no. Os animais saem cedo e chegam tarde. As pessoas riem mais...cantam mais...vivem mais!
Este ano tardava a chegar...mas S. Pedro cumpriu e aí está ela...mais forte do que nunca!
Se sairmos....i.e....não ficarmos...conseguimos dar por ela...facilmente!




















Para que fique a conhecer melhor....

(…) Primavera, a estação do ano que, no hemisfério norte, começa no dia 21 de Março e se prolonga até 21 de Junho. Mas nem sempre este período do ano foi assim designado...

No tempo dos romanos e até ao século XVI, havia o Verão (a actual Primavera), o Estio (o actual Verão), o Outono e o Inverno.

A palavra Verão provém do latim vernum, com o significado de “tempo primaveril”, derivado de ver, veris, que significava Primavera. A expressão primo ver (que originou o termo Primavera) aplicava-se apenas ao começo da estação: primo + ver = o primeiro Verão (= actual Primavera), o princípio do Verão (= Primavera).

Antigamente, a palavra Verão designava, portanto, o período correspondente à actual estação da Primavera. Tal aparece documentado, por exemplo, em Gil Vicente, Obras Várias («... como vemos que contra a formosura do Verão, o fogo do Estio; e contra a vaidade humana, a esperança da morte...»).

Ao Verão (ou seja, à Primavera actual), seguia-se o Estio (em latim, aestas). Hoje as palavras Verão e Estio são sinónimas, referindo a estação que começa a 21 de Junho e termina a 23 de Setembro, e a palavra Primavera passou a designar toda a primeira estação do ano, e não apenas o seu início.


Diário do Alentejo - 28 de Março de 2008, A vez… do Português

Sem comentários: