Andar a pé, Caminhar, ir .... não ficar!

Algumas das coisas que se vão vivendo...

terça-feira, abril 28, 2009

Formação Orientação/Pedestrianismo - EB23 Barroselas



Mais uma sessão de formação para as turmas do 12º ano da Escola EB23 de Barroselas. Foram abordados conceitos essenciais de Orientação e Pedestrianismo, tais como: Orientação por índícios naturais; com mapa e com bússola. Foi ainda explicado a forma de melhor equipar uma mochila para uma actividade de caminhada em baixa e média montanha.

sexta-feira, abril 24, 2009

Rio Laboreiro - Misturas das Águas

Uma vez mais os "Tibanenses", boa gente de Braga, arrancou ferros e rumou ao delicioso espaço do encontro das águas dos rios vindos de Laboreiro e da Peneda. Uma caminha simples, calma, reconfortante para o físico e para os olhos que se entretenhem a olharem para a paisagem única deste espaço em pleno PNPG.
Várzea ainda lá continua, cada vez com menos gente e cada vez mais bela...encastrada na encosta de frente para a lagoa da Barragem do Alto Lindoso...

Merece ser visto...e bem observado!

Que bem!

domingo, abril 12, 2009

Lousã - Talasnal


Eu e o Romeu fomos entusiasticamente surpreendidos por tamanha simplicidade e beleza!
Estas gentes pensaram no futuro...agora!





sábado, abril 11, 2009

Alvados - Crutos de Mira D'aire


Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC)



Lufer e Romeu


Rosa Albradeira (Paeonia broteri)



Fritilaria_(Fritillaria lusitanica)


Orquidia_(Orchis mascula)

Atividade simples em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PENSAC). Coisas simples e tão intensas se conseguem fazer com um amigo!

Serra de Candeeiros

Resam as lendas....na altura das invasões francesas, a deslocação pela serra não era fácil pois havia demasiados algares (fendas)....as tochas (candeeiros) indicavam por onde passar sem acidentes..

Serra de Aire | Mira de Aire

Os espanhois colocavam-se em pontos altos para observar tudo à sua volta...as correntes de ar são frequentes nesses pontos..."mira" diziam os espanhois...muito "aire" se fazia sentir então...

(Segundo o Sr Carlos, cicerone das Grutas de Santo António)