Andar a pé, Caminhar, ir .... não ficar!

Algumas das coisas que se vão vivendo...

domingo, novembro 01, 2009

Alhal-Crastibô



Mais um belíssimo percurso entre Brandas...nas terras de Sistelo...

domingo, setembro 13, 2009

Astorga - Santiago de Compostela em BTT

Foi nos dias 11,12 e 13 de Setembro...
Fizemos 54km + 112km +106km..
Mais uma actividade....em grande!
O Xico, eu e o Eusébio..
(em preparação)

domingo, julho 19, 2009

Várzea-Olelas-Penêda


Mais uma etapa de reconhecimento e preparação da Travessia Transfronteiriça pelo Parque Natural Baixa Limia-Serra do Xurés e Parque Nacional da Peneda e Gerês. Desta feita por um trajecto repleto de história, ditos e feitos dos nossos "recentes" antepassados, que interessa avivar!

Tempos de contrabando, tempos de romaria, tempos de pastagem e cultivos, toda aquela gente vivia e convivia, mediados pelo Rio Castro Laboreiro. Entre duas pequenas, abandonadas e esquecidas áreas destes parques (nomeadamente a Várzea) próximas mas separadas pela altitude, oferecem-nos um emblemático conjunto de particularidades naturais que somente aqui podemos disfrutar e contemplar.

Para além da oferta típica de toda esta região natural, a particularidade da paisagem, águas cristalinas, vales impressionantes, plantas medicinais (as gentes pedem que não se revele o nome), trajectos curiosíssimos e intrigantes...

Adormecer embalado pelas águas do rio, aquecidos pela fogueira essencial, pernoitar sob o carvalhal e acordar com a briza matinal fria que corre ligeiramente vale acima, caminhar desde bem cedo, para conseguir contemplar um nascer do Sol próprio suspender a respiração. O ocaso será contemplado já depois de termos atingido o objectivo, o Santuário da Sra. da Peneda!

Embora se imagine, é um percurso de alguma dificuldade e dureza (cerca de 24 km) mas imensamente grato de fazer...para quem o fizer!

Atrevam-se.

sábado, junho 06, 2009

Ao Pico Nevosa....

Ora aí está mais uma aventurazinha...Fazendo curso do plano de preparação da ascenção do Monte Elbrus (5642m), que se tudo correr bem será realizada em Julho deste ano, lá fomos dar nas pernas até ao pico Nevosa (1545m), ponto mais alto do PNPG.
Muito mau tempo, muita chuva e frio num pré-verão típico num país tão pequeno mas tão grande em surpresas meteorológicas.
Pelas minas das Sombras...lá fomos e viemos.

(em breve chegarão as fotos e mais...)

Até novas aventuras!

domingo, maio 24, 2009

BTT- Mezio-Lordelo-Mezio (II)

Mais uma aventura dura...

(descrição em preparação)

terça-feira, abril 28, 2009

Formação Orientação/Pedestrianismo - EB23 Barroselas



Mais uma sessão de formação para as turmas do 12º ano da Escola EB23 de Barroselas. Foram abordados conceitos essenciais de Orientação e Pedestrianismo, tais como: Orientação por índícios naturais; com mapa e com bússola. Foi ainda explicado a forma de melhor equipar uma mochila para uma actividade de caminhada em baixa e média montanha.

sexta-feira, abril 24, 2009

Rio Laboreiro - Misturas das Águas

Uma vez mais os "Tibanenses", boa gente de Braga, arrancou ferros e rumou ao delicioso espaço do encontro das águas dos rios vindos de Laboreiro e da Peneda. Uma caminha simples, calma, reconfortante para o físico e para os olhos que se entretenhem a olharem para a paisagem única deste espaço em pleno PNPG.
Várzea ainda lá continua, cada vez com menos gente e cada vez mais bela...encastrada na encosta de frente para a lagoa da Barragem do Alto Lindoso...

Merece ser visto...e bem observado!

Que bem!

domingo, abril 12, 2009

Lousã - Talasnal


Eu e o Romeu fomos entusiasticamente surpreendidos por tamanha simplicidade e beleza!
Estas gentes pensaram no futuro...agora!





sábado, abril 11, 2009

Alvados - Crutos de Mira D'aire


Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC)



Lufer e Romeu


Rosa Albradeira (Paeonia broteri)



Fritilaria_(Fritillaria lusitanica)


Orquidia_(Orchis mascula)

Atividade simples em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PENSAC). Coisas simples e tão intensas se conseguem fazer com um amigo!

Serra de Candeeiros

Resam as lendas....na altura das invasões francesas, a deslocação pela serra não era fácil pois havia demasiados algares (fendas)....as tochas (candeeiros) indicavam por onde passar sem acidentes..

Serra de Aire | Mira de Aire

Os espanhois colocavam-se em pontos altos para observar tudo à sua volta...as correntes de ar são frequentes nesses pontos..."mira" diziam os espanhois...muito "aire" se fazia sentir então...

(Segundo o Sr Carlos, cicerone das Grutas de Santo António)

sábado, janeiro 10, 2009

Lindoso-Compostela-Portela do Homem



A encosta transfronteiriça que liga a Serra Amarela à Serra Espanhola de Sta. Eufêmea resume-se a vertentes ingremes de granito, ladeadas por calçadas legadas pelos caminhantes Romanos e peregrinos de Santiago de Compostela que por ali passavam.
Em pleno Parque Natural Transfronteiriço Xurês-Gerês, a passagem pelas ruas estreitas de Compostela (primeira aldeia Galega), sombreada à nossa direita pelo imponente monte de Sta. Eufêmea, leva-nos, num percurso de alguma resistência mas de beleza compensadora, rumo ao posto fronteiriço da Portela do Homem, sempre pela linha fronteiriça que separa os dois países, de marco em marco fronteiriço.
Na paisagem temos o privilégio de observar a bela lagoa da barragem do Alto Lindoso, a distante aldeia Galega de Olelas, ao fundo do vale, Lóbios e no horizonte os majestosos maciços do Altar dos Cabrões, sobre a Rota Mineira das Sombras; a barragem de Vilarinho das Furnas; Património arquitectónico riquíssimo; Fauna vária (aves de rapina, corvos, gaios, com alguma sorte o corço e quiça outras surpresas...), etc.
É um percuro de cerca de 14 km, mas que finda numa sessão de relax em águas termais em pleno rio Caldo - Lóbios.
Em breve estará disponível a ficha técnica deste percurso. Mais um dos muitos que estão desaparecidos! Também se adequa a BTT, embora de alguma dureza.
Até breve