Andar a pé, Caminhar, ir .... não ficar!

Algumas das coisas que se vão vivendo...

sábado, dezembro 17, 2005

Visita ao Fojo lobal do Soajo - Gerês




Boca do Fojo

Muro envolvente do Fojo

Vezeira em Gorbelas

Corte na Chã

Grupo aventureiro...
O Fojo lobal da Seida, outrora chamado Fojo lobal do Soajo,
faz parte de um conjunto de Fojos que todas as localidades à volta do planalto do Ramiscal: Soajo, Rouças, Gavieira, Sistelo, etc. dispunham para forçar a caça ao lobo, em pleno Parque Nacional da Peneda e Gerês. Não constam registos fotográficos da altura desses episódios e talvez a última grande batida tenha sido efectuada à mais de 40 anos. Contudo, este monumento único no país, merece ser visitado e, a todo o nível, ser preservado. Juntamente com o Fojo da Cabrita, constituiam as duas grandes "armas" que as povoações tinham para enfrentar o ataque do animal aquando os meses de tranzumância ou mesmo as vezeiras diarias.
Foi isso o que fez, no dia 17 de Dezembro, um grupo de jovens de Braga. Decidiu, ao seguir parte do trajecto dos romeiros para o templo da Nossa Senhora da Peneda, partilhar desta oportunidade única de sentir esta grandiosa obra social e arquitectónica. A paisagem é impar; o estado do tempo esteve maravilha e o grupo mostrou a sua motivação e alegria ao disfrutar de tudo isto. Vimos vestigios do lobo, vimos gentes muito idosas que nos faziam inveja à forma como subiam aqueles carreiros nas suas vezeiras; visitamos a Branda de Gorbelas, os seus campos, as casas e cortes, as suas gentes; vimos os marcos em pedra; vimos coisas, muitas coisas lindas. Foi um pouco duro mas certamente será duro também retirar esta experiência da nossa memória.

Pontos de interesse: Nicho da Sra. dos Romeiros; Alto da Pedrada; Fojo lobal; Chã; Branda da Gorbela; Rouças; Paisagem.

sábado, outubro 15, 2005

Percurso Adrão - Soajo




Sr. Joaquim de Adrão

Moinho comunitário de Adrão
Mais uma vez o cenário do Parque Nacional da Peneda e Gerês como local de actividade. Vários colegas da região de Alijó, Nordeste de Portugal, quiseram passar um agradável dia em pleno parque nacional... O desnível e permanente contacto com as nossas gentes levaram aquilo que de bom nós temos e queremos continuar manter. A paisagem é própria, o ambiente é acolhedor, a melancolia de tudo o que nos rodeia faz-nos sentir pequenos e cada vez mais jovens...isto já existe assim, de facto, à muito tempo. Um percurso fácil, de cerca de 8 km, praticamente sempre a descer, levou-nos ao encontro da arte do regadio, dos moleiros comunitários e de muito outro património que, felizmente, aqui também existe...

Pontos de interesse: Lugar de Adrão; Branda da Bordença; Ponte romana da Bordença; Moinhos e Cortes do Soajo; Lagoas do Rio Adrão.

sábado, setembro 17, 2005

Formação em Cartografia e Orientação




Nos passados dias 17 e 18 de Setembro, associados da empresa MasterRaid de actividades de Todo o Terreno, participaram numa acção de formação sobre Cartografia e Orientação. A sessão teórica realizou-se na Pousada da Juventude do Porto e duas sessões práticas foram realizadas na Serra de Arouca (Carta Militar 1/25000 n°155 do IGP).
Foram realizadas três provas de orientação de níveis progressivamente mais exigentes, culminando com uma prova nocturna junto à zona das Pedras Parideiras,
aldeia de Castanheira, declarada património nacional.
Os waypoints e mapas da actividade estão disponíveis e serão enviados se forem solicitados para o responsável pela acção, Luís Ferreira

Pontos de interesse: Serra de Arouca, Cascata da Mizarela, Pedras Parideiras.

domingo, maio 15, 2005

Travessia do Gerês: 3ª Etapa - Portela - Pitões


Vale do Rio Homem
Tratou-se da 3a etapa da travessia do Parque Nacional da Peneda Gerês. Aproximadamente 7 horas de marcha sempre junto à linha fronteiriça que separa Portugal de Espanha, levaram-nos da Portela do Homem até à aldeia de Pitões das Junias, em pleno Montalegre.

Pontos de interesse: Rio Homem; Minas dos Carris; Altar dos Cabrões (ponto mais alto do PNPG); Capela de S. João; Pitões das Junias.

domingo, março 13, 2005

Curso Mergulhador Socorrista




Alguns exercícios da sessão

Decorreu no dia 13 de Março de 2005 o 1º curso de primeiros socorros - Suporte Básico de Vida, para actividades de mergulho em autonomia. Da iniciativa da Naturimont, juntamente com a Escola de Mergulho do Norte, o curso serviu para obter os conhecimentos teóricos e experimentais para intervir perante situações de socorro imediato. Estiveram presentes todos os elementos monitores/coordenadores da referida empresa de desportos de aventura de Lamego.

:- Este curso constitui a primeira fase de um processo de certificação/formação que a Naturimont está a promover aos seus quadros.